Neste post, vou demonstrar como instalar o Laravel em um servidor Linux Ubuntu 22.x. O Laravel é um framework PHP popular que oferece uma maneira elegante e poderosa de criar aplicativos da web. Vamos dar os passos necessários para configurar o ambiente e começar a desenvolver com o Laravel.
Passo 1. Preparando o ambiente
Antes de tudo, é necessário que façamos a instalação do servidor Nginx e o PHP 8.1. Fiz um post sobre esse tema. Basta clicar aqui para acessar.
Também é preciso que seja instalado o gerenciador de dependências Composer. Clique aqui para abrir o post com o passo-a-passo.
Após finalizar os itens acima, vamos a instalação de duas extensões necessárias para o funcionamento correto do Composer. São elas: php-xml e php-curl.
sudo apt-get install php-curl
sudo apt-get install php-xml
Agora vamos ativar essas extensões:
sudo phpenmod curl
sudo phpenmod xml
Vamos também reiniciar os serviços do php8.1-fpm e do Nginx:
sudo service php8.1-fpm restart
sudo service nginx restart
Passo 2. Criando um projeto Laravel
sudo rm -R /var/www/vhosts/testeapp
Agora podemos criar o projeto Laravel com o Composer dentro da pasta /var/www/vhosts (caminho usado para criação do teste).
Agora completado esse passo, já temos o projeto criado pelo Composer, com os componentes necessários para rodar o Laravel. Só que, quando vamos no navegador testar a URL, a aplicação retorna erro. Veja a imagem abaixo:
Passo 3. Mudando as permissões
Para que o Laravel funcione corretamente em um ambiente Linux, é necessário definir as permissões corretas em certos diretórios. Aqui estão as permissões recomendadas para cada diretório:
Nos diretórios de armazenamento (storage): O Laravel armazena caches, sessões, arquivos compilados e logs nesses diretórios. Eles devem ter permissões para escrita pelo servidor da web.
sudo chown -R www-data:www-data /var/www/vhosts/testeapp/storage
sudo chmod -R 775 /var/www/vhosts/testeapp/storage
Também no diretório de cache bootstrap: O Laravel usa o diretório bootstrap/cache para armazenar arquivos de cache. Esses arquivos também precisam de permissões para escrita.
sudo chown -R www-data:www-data /var/www/vhosts/testeapp/bootstrap/cache
sudo chmod -R 775 /var/www/vhosts/testeapp/bootstrap/cache
Fechado! Agora basta atualizar a tela do navegador. Aparecerá a tela padrão do projeto Laravel.
A permissão 775 significa:
- Proprietário: Permissão total (leitura, escrita e execução).
- Grupo: Permissão total (leitura, escrita e execução).
- Outros: Permissão de leitura e execução (sem permissão de escrita).
Conclusão:
Neste tutorial, demonstramos como instalar o Laravel em um servidor Linux Ubuntu 22.x.
0 Comentários
Obrigado por ler nosso conteúdo no eduardolam.com.br. Sua opinião é fundamental para nós! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas ideias, dúvidas ou experiências. Cada feedback é uma oportunidade de aprimorarmos ainda mais nossos artigos e ajudar outros leitores. Participe da conversa!