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ESG: O Guia Prático para Empresas conscientes e lucrativas

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) deixou de ser tendência para se tornar uma exigência no mercado corporativo atual. Empresas que adotam práticas ESG não apenas cumprem seu papel social e ambiental, mas também geram maior valor e lucratividade sustentável. O que é ESG? ESG significa Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance), três pilares fundamentais para avaliar o desempenho sustentável das empresas. Eles representam uma nova visão sobre como as organizações devem operar, indo muito além dos lucros financeiros. Pilar Ambiental (E) Este pilar analisa como as empresas interagem com o meio ambiente. São práticas como: Gestão eficiente de recursos naturais Redução de emissões e compromisso com o Net Zero Prevenção de impactos ambientais negativos Pilar Social (S) O aspecto social refere-se ao impacto da empresa na sociedade, envolvendo: Valorização da diversidade e inclusão Respeito aos direitos humanos e trabalhistas Investimento no bem-estar d...

Princípio de Pareto

O princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, é um fenômeno que afirma que cerca de 80% dos resultados são gerados por 20% das causas. 


Quando você chega ao escritório de manhã, o que faz primeiro? A maioria das pessoas pega o seu café ou outra bebida com cafeína, verifica os e-mails e prioriza as tarefas do dia. Mas quais técnicas são usadas para identificar o que deve ser feito primeiro?

Uma técnica comum é o princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20. Esta técnica ajuda a determinar e priorizar as tarefas de maior impacto, aumentando a produtividade durante a jornada de trabalho.

O princípio de Pareto foi desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1896. Pareto observou que 80% das terras na Itália pertenciam a apenas 20% da população. Ele também testemunhou este fenômeno com as plantas do seu jardim, onde 20% das plantas produziam 80% dos frutos. Esta relação é descrita de uma maneira mais adequada, em termos matemáticos, como uma distribuição de lei de potências entre duas quantidades, na qual a mudança em uma das quantidades resulta em mudança significativa na outra.

Como usar a regra 80/20

O princípio de Pareto é geralmente usado em negócios e na economia, embora possa ser aplicado a quase qualquer setor. Isso se deve à utilidade da regra 80/20 para determinar onde os esforços devem ser concentrados de modo a maximizar os resultados. 

A base do princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados provêm de 20% das ações. O princípio de Pareto pode identificar a parte mais influente em qualquer tipo de trabalho que possa ser subdividido em partes menores.

A seguir, apresentamos alguns exemplos de uso desta ferramenta na prática.

Produtividade

É possível usar a regra 80/20 para priorizar as tarefas que devem ser realizadas durante o dia de trabalho. 

O objetivo é realizar, entre todas as tarefas da sua lista, os 20% destas que resultarão em 80% do impacto possível naquele dia. Desta maneira, para causar o maior impacto, identifique as tarefas mais importantes para a equipe e concentre-se nelas durante a jornada de trabalho.

Para isso, liste tudo o que deve ser realizado nesse dia. Em seguida, identifique as tarefas com maior impacto. Algumas dessas tarefas envolvem a colaboração com outros membros da equipe? Alguma das tarefas está impedindo o progresso dos projetos? Essas tarefas podem ser de simples execução, mas podem causar um grande impacto no resto da equipe ao dar fluidez aos processos.

Tomada de decisões

O princípio de Pareto pode ajudar na tomada de melhores decisões durante o processo de resolução de problemas. Quando há muitas causas possíveis para um problema, o princípio de Pareto também ajuda a priorizar as soluções. A seguir, apresentamos algumas etapas para ilustrar o funcionamento do princípio:

  1. Identifique os problemas que a equipe está enfrentando. Esses são os problemas para os quais você procura uma solução dentro do processo de tomada de decisão.
  2. Identifique as causas desses problemas. O uso de uma ferramenta como o processo dos cinco porquês permite que você encontre todas as causas para os problemas que procura solucionar.
  3. Organize os problemas em categorias semelhantes. Se algumas das causas de problemas que você tenta resolver podem ser reunidas em categorias semelhantes, use esta oportunidade para agrupá-las. Esta ação ajuda a decidir se uma solução pode resolver diversos problemas. 
  4. Atribua um valor a cada um destes problemas com base no impacto para o negócio. O valor pode ser uma escala simples entre 1 e 10, ou um valor monetário real que indique a sua importância.
  5. Desenvolva um plano para se concentrar nos 20% dos problemas principais que impactam o negócio. O objetivo é encontrar soluções comuns a diversos problemas. Com base nos valores que você atribuiu a cada problema, calcule quais são os 20% mais importantes. Após identificar o problema principal, desenvolva um plano para criar a solução que pode gerar 80% dos resultados, usando estratégias de resolução de problemas.

Controle de qualidade

A análise e o diagrama de Pareto são ferramentas-chave, utilizadas na metodologia Six Sigma de controle de qualidade.

Na metodologia Six Sigma, o diagrama de Pareto ajuda a visualizar os dados e identificar maneiras de priorizar as ações. O objetivo principal do Six Sigma é reduzir a variabilidade de um processo, com o objetivo de aumentar o volume produzido. Os diagramas de Pareto são muito usados na metodologia Six Sigma porque ajudam a identificar rapidamente as principais fontes de variação em um processo. 

Fonte: https://asana.com/pt/resources/pareto-principle-80-20-rule

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