O princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, é um fenômeno que afirma que cerca de 80% dos resultados são gerados por 20% das causas.
Quando você chega ao escritório de manhã, o que faz primeiro? A maioria das pessoas pega o seu café ou outra bebida com cafeína, verifica os e-mails e prioriza as tarefas do dia. Mas quais técnicas são usadas para identificar o que deve ser feito primeiro?
Uma técnica comum é o princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20. Esta técnica ajuda a determinar e priorizar as tarefas de maior impacto, aumentando a produtividade durante a jornada de trabalho.
O princípio de Pareto foi desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1896. Pareto observou que 80% das terras na Itália pertenciam a apenas 20% da população. Ele também testemunhou este fenômeno com as plantas do seu jardim, onde 20% das plantas produziam 80% dos frutos. Esta relação é descrita de uma maneira mais adequada, em termos matemáticos, como uma distribuição de lei de potências entre duas quantidades, na qual a mudança em uma das quantidades resulta em mudança significativa na outra.
Como usar a regra 80/20
O princípio de Pareto é geralmente usado em negócios e na economia, embora possa ser aplicado a quase qualquer setor. Isso se deve à utilidade da regra 80/20 para determinar onde os esforços devem ser concentrados de modo a maximizar os resultados.
A base do princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados provêm de 20% das ações. O princípio de Pareto pode identificar a parte mais influente em qualquer tipo de trabalho que possa ser subdividido em partes menores.
A seguir, apresentamos alguns exemplos de uso desta ferramenta na prática.
Produtividade
É possível usar a regra 80/20 para priorizar as tarefas que devem ser realizadas durante o dia de trabalho.
O objetivo é realizar, entre todas as tarefas da sua lista, os 20% destas que resultarão em 80% do impacto possível naquele dia. Desta maneira, para causar o maior impacto, identifique as tarefas mais importantes para a equipe e concentre-se nelas durante a jornada de trabalho.
Para isso, liste tudo o que deve ser realizado nesse dia. Em seguida, identifique as tarefas com maior impacto. Algumas dessas tarefas envolvem a colaboração com outros membros da equipe? Alguma das tarefas está impedindo o progresso dos projetos? Essas tarefas podem ser de simples execução, mas podem causar um grande impacto no resto da equipe ao dar fluidez aos processos.
Tomada de decisões
O princípio de Pareto pode ajudar na tomada de melhores decisões durante o processo de resolução de problemas. Quando há muitas causas possíveis para um problema, o princípio de Pareto também ajuda a priorizar as soluções. A seguir, apresentamos algumas etapas para ilustrar o funcionamento do princípio:
- Identifique os problemas que a equipe está enfrentando. Esses são os problemas para os quais você procura uma solução dentro do processo de tomada de decisão.
- Identifique as causas desses problemas. O uso de uma ferramenta como o processo dos cinco porquês permite que você encontre todas as causas para os problemas que procura solucionar.
- Organize os problemas em categorias semelhantes. Se algumas das causas de problemas que você tenta resolver podem ser reunidas em categorias semelhantes, use esta oportunidade para agrupá-las. Esta ação ajuda a decidir se uma solução pode resolver diversos problemas.
- Atribua um valor a cada um destes problemas com base no impacto para o negócio. O valor pode ser uma escala simples entre 1 e 10, ou um valor monetário real que indique a sua importância.
- Desenvolva um plano para se concentrar nos 20% dos problemas principais que impactam o negócio. O objetivo é encontrar soluções comuns a diversos problemas. Com base nos valores que você atribuiu a cada problema, calcule quais são os 20% mais importantes. Após identificar o problema principal, desenvolva um plano para criar a solução que pode gerar 80% dos resultados, usando estratégias de resolução de problemas.
Controle de qualidade
A análise e o diagrama de Pareto são ferramentas-chave, utilizadas na metodologia Six Sigma de controle de qualidade.
Na metodologia Six Sigma, o diagrama de Pareto ajuda a visualizar os dados e identificar maneiras de priorizar as ações. O objetivo principal do Six Sigma é reduzir a variabilidade de um processo, com o objetivo de aumentar o volume produzido. Os diagramas de Pareto são muito usados na metodologia Six Sigma porque ajudam a identificar rapidamente as principais fontes de variação em um processo.
Fonte: https://asana.com/pt/resources/pareto-principle-80-20-rule
0 Comentários
Obrigado por ler nosso conteúdo no eduardolam.com.br. Sua opinião é fundamental para nós! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas ideias, dúvidas ou experiências. Cada feedback é uma oportunidade de aprimorarmos ainda mais nossos artigos e ajudar outros leitores. Participe da conversa!